ENSAIO SOBRE O ÓBVIO: 5 FÓRMULAS DE INFELICIDADE

Ulisses Lopes
4 min readAug 16, 2019
“Já tentei de tudo, menos fazer sentido…”

Se você não esteve congelado desde a última Era do Gelo já deve ter escutado que a depressão é o mal do século, ou que a população urbanizada está caminhando para uma epidemia de depressão e que os países de maior IDH são os que mais possuem casos de suicídios em relação aos mais pobres, ou mesmo já leu aqui que os ricos e “bem-sucedidos” estão fadados a uma profunda tristeza e constante estado de ansiedade por não conhecerem a si mesmos e cumprirem agendas de felicidade pronta renegando a própria individualidade para corresponderem à um discurso genérico e vazio de verdade pessoal, baseado em consumismo, imagem profissional e reputação para suprirem metas quase impossíveis, e quando alcançadas por poucos, não trazem a felicidade prometida.

A pergunta chave é: por quê suprir todas as exigências de sucesso e talento no campo econômico e provar do gosto de estar no topo do mundo não causa o êxtase pretendido e sim um grande vazio? Por quê artistas famosos se suicidam e refugiados famintos lutam para sobreviver?

Simples: o refugiado está correto e o rico está errado.

Podíamos encerrar o texto por aqui, mas vamos trabalhar essa questão pois o cerne desse texto é a autoanálise e avaliação do óbvio, em nome da infelicidade, não é mesmo?

Vamos às dicas para ser infeliz e pleno!!

1- SIGA FÓRMULAS PARA A FELICIDADE:

O jeito mais fácil de conquistar aquela licença psicológica é seguir as tais fórmulas da felicidade, tão vendidas em formato de discurso motivacional pelas fraudes mais amadas do mundo, seja Guru, Coach Quântico ou Mestre Espiritual que conseguem convencer suas vítimas que todos são seres iguais, como produtos reproduzidos numa linha de produção, como se não tivessem particularidades e principalmente noções de realidade diferentes e um passado que não é igual ao de outra pessoa. Tome seu café quântico, reprograme seu DNA pra riqueza e cocrie um Mindset de síndrome do pânico!

2- SEJA UM ADULTO MIMADO

Quantas vezes já vimos uma pessoa contrariar uma recomendação profissional, seja do médico ou do tatuador, para fazer o que quiser e após conquistar aquela amputação na perna ou queloide na coxa se achar azarado? Ou então contrariar os conselhos de um amigo e fazer dívidas com um agiota para pagar as dívidas do banco? Você é adulto, faça o que quiser, ninguém manda na tua vida, as reportagens sensacionalistas precisam de pessoas de iniciativa como você, destemido e obstinado em satisfazer suas vontades a qualquer custo!

3- PREFIRA SER FELIZ A TER RAZÃO

Muitas pessoas querem te impedir de viver, dizendo que você precisa ser disciplinado, se alimentar melhor, parar de encher a cara e arranjar briga na rua, elas só querem limitar sua linda personalidade de cidadão de bem, não permita que te diminuam! Faça tudo o que quiser, não importa se você gasta mais dinheiro do que ganha, se corre o risco de ficar desempregado ou precisa poupar dinheiro para uma emergência, o importante é ser feliz hoje pois não se sabe o dia de amanhã! O único problema é se o amanhã chegar, mas isso você vê na hora, o importante é ser feliz agora e perder noites de sono por estar afundado em problemas gerados pela tua inconsequência. Quem tem razão não é feliz!

4- NEGUE A REALIDADE

O que é a realidade senão tua opinião pessoal? O que são as leis senão correntes que te impedem de ser alegre e feliz do teu jeito? Os incomodados que se mudem, principalmente se tua luz ofusca as trevas dos corações mais covardes, não é mesmo? Você é invejado por acreditar nas coisas que você aprendeu após estudar muito, como Terra Plana e o risco das vacinas, que antes implantavam o Chip da Besta e agora causam autismo, pois uma população autista é manipulável pelo governo!! Tua opinião é mais valiosa que todos os cientistas do mundo, que só ficam estudando como funciona a realidade e testando suas teorias malucas enquanto você bota a cara no sol e sabe da tua luta! Nunca abaixe a cabeça, senão o arreio cai!

5- NÃO CONHEÇA A SI MESMO

Quem é você senão um hóspede fantasmagórico nessa casca de carne? Você não sabe nada de você, por isso precisa de um dono, algum desconhecido que prometa te livrar da infelicidade e te entregar a verdadeira felicidade, na vida e na vida após a morte (sic racional) em troca de doações generosas fruto do teu trabalho cotidiano, pois esse estranho na tua vida sabe mais de você que você mesmo, por isso sabe o que é melhor para que seja feito. Não precisa mais perder tempo pensando, senso crítico é coisa de vagabundo, você só precisa obedecer seu dono e ele vai te proteger, orientar, e a riqueza e alegria vão inundar seus dias nublados! Se não der certo, a culpa é tua, pois não fez direito.

Perceba que essas 5 dicas permitem que você nunca saiba quem você é, como você funciona, como os outros funcionam, como a realidade funciona e evita que pessoas que te amam te coloque no tortuoso caminho do esforço racional e intelectual, de compreender processos, procedimentos e a própria subjetividade. É muito mais fácil ser infeliz se você tem auto displicência e prefere entregar tua vida nas mãos dessas fraudes do bem, super carismáticas e dispendiosas.

Agora só lhe resta por em prática e caso não der certo, repita com mais afinco!!

--

--

Ulisses Lopes

Quando a necessidade de ler se torna a necessidade de escrever, eu escrevo. Por mim mas para os outros.